sexta-feira, 30 de outubro de 2009


PLANEJAMENTO - CHARGES

Planejamento:
Análise de Charges e tirinhas
Professora Maria Eugênia da Silva Ribeiro


a) Objetivos de aprendizagem:
- Ao final da atividade espera-se que o aluno ouça música, interprete e produza textos desenvolvendo sua capacidade comunicativa, e ainda;
- Propiciar ao aluno o posicionamento crítico diante de textos, expor suas idéias, argumentar, analisar fatos do cotidiano, dialogando com outros textos e reconstruir as idéias por meio de outro texto;
- Refletir sobre a metalinguagem, quando por meio da paráfrase, ler um texto, o qual servirá de suporte para produzir outro texto.

b) Atividades/ procedimentos metodológicos:
- Apresentação de charges para motivar uma discussão em grupo- que tratam do tema desemprego ou de temas relacionados;
- Leitura (cantar a música) e interpretação oral da música “A dança dos desempregados”, de Gabriel, o Pensador.
- Interpretação oral do tema apresentado no texto da música (desemprego)
- Trabalhar as gírias e o grupo social enfocado na música;
- Ler e cantar outras músicas e textos que tratam do mesmo tema, como “Cidadão”de Fagner e Zeca Baleiro;
- Ler textos/músicas parodiadas;
- Produzir paródias com o mesmo tema, atendendo ao gênero poema.
- Produzir texto de caráter dissertativo argumentativo sobre o tema em questão (causa, conseqüências e posições soluções para o problema do desemprego)

c) Recursos necessários:
- Data show, lousa, pincel, caderno.

d) Citar as competências e conhecimentos prévios:
- Como destaca Ângela Kleiman para que as atividades surtam efeitos positivos o professor necessita motivar os alunos ao acionar os conhecimentos prévios. Isso faz com que a sala sinta-se motivada para desenvolver as atividades, principalmente se conseguir fazer ligação com outros textos (intertextualidade).

e) Formas de avaliação:
O aluno será avaliado por meio da discussão sobre o tema e da realização das atividades propostas, tanto das leituras como das produções textuais.

f) Referências:
KLEIMAN, Ângela. Texto e Leitor. São Paulo: contexto, 2003.
http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/71743/
http://www.youtube.com/watch?v=FTlVrqTywX8
http://humortadela.com.br

RELATO 3.9

Atividade 3.9


RELATO

No momento em que estávamos estudando o Período Literário Modernismo no Brasil e o curso do TIC planejei uma aula e apliquei com os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Carlos Hugueney.
Utilizei os seguintes procedimentos metodológicos: Motivação dos alunos com conversa informal, aula expositiva no Data Show sobre o Modernismo Brasileiro e a semana de arte moderna, movimento esse que iniciou o estilo de época no Brasil. Nesse mesmo recurso destacamos o contexto histórico da época; como foi a programação da Semana, a
biografia de alguns escritores; as manifestações artísticas na música, na arquitetura, na pintura e na literatura, (todos linkados) seguido da análise de alguns quadros.
E constatei que as imagens dos quadros fascinaram os alunos, que participaram ativamente das discussões.
Desse modo pude constatar o que vimos no decorrer do curso, o ensino e a aprendizagem se realizam com maior ênfase se aliarmos, interação professor e aluno, aliada ao conhecimento de mundo e a junção de textos verbais e não verbais.
A aula foi muito produtiva, uma vez que os alunos participaram das atividades propostas, tanto na participação das aulas, nas discussões , na elaboração do texto e do seminário sobre alguns escritores da primeira fase do modernismo brasileiro.

Atividade 3.10 - Planejamento

Planejamento
Atividade 3.10

I. Tema: Modernismo Brasileiro-
Semana de Arte Moderna

II. Identificação
Professora: Maria Eugênia
Série: 3º ano do Ensino Médio
Disciplina: Português

III. Objetivos
3.1. Objetivo geral
Conhecer o estilo de época modernista e a Semana de Arte Moderna como o evento que consolidou o Modernismo no Brasil.

3.2. Objetivos específicos:
- Identificar características modernistas em textos literários;
- Conhecer o contexto histórico da época de 1922 a 1930;
- Conhecer a programação da Semana;
- Apreciar as manifestações desse período na música, na arquitetura, na pintura e na literatura;
- Ler a biografia de artistas desse período;
- Analisar oralmente os quadros de artistas dessa época.

IV. conteúdo
- Modernismo Brasileiro
- Semana de Arte Moderna
- Análise de quadros- imagem não verbal

V. Procedimentos metodológicos
- Motivação
- Aula expositiva com apresentação no Data Show sobre o Modernismo Brasileiro e a semana de arte moderna; do contexto histórico; a programação da Semana,
biografia de alguns escritores; as manifestações artísticas na música, na arquitetura, na pintura e na literatura, seguido da análise de alguns quadros.
- Avaliação.

VI. Recursos didáticos utilizados
- livro, pincel, data show.

VII. Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação no decorrer das atividades de interação propostas, de um texto escrito sobre o assunto estudado (pesquisa) e apresentação de um seminário (em grupo) sobre alguns escritores da primeira fase do modernismo brasileiro.

VIII. Referências:
CEREJA E MAGALHÃES. Linguagem e Literatura. São Paulo: Ática, 2008.
http://www.graudez.com.br/literatura/modernismo.html
htttp://www.wikipedia.org/semana de arte moderna


Atividade 3.9- Relato

RELATÓRIO DA AULA
SEMANA DE ARTE MODERNA


Na Escola Carlos Hugueney, numa sala de Terceiro ano do Ensino Médio, ministrei uma aula sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna (1922) como o evento responsável pela consolidação do Modernismo no Brasil.
Iniciei as atividades com a motivação e a aula expositiva sobre o assunto, o qual estava inserido em um CD e transposto para o data show.
Os procedimentos metodológicos utilizados por mim foram: Aula expositiva com apresentação no Data Show sobre o Modernismo Brasileiro e a semana de arte moderna; do contexto histórico; a programação da Semana,
biografia de alguns escritores; as manifestações artísticas na música, na arquitetura, na pintura e na literatura, seguido da análise de alguns quadros.
Desse modo, percebi que a aula foi extremamente produtiva, uma vez que os alunos demonstraram interesse pela aula (diferente para eles), pois além de entrarem em contato com a teoria, essa foi aliada a imagens visuais, como quadros de alguns escritores, ou pintores da época.

Maria Eugênia da Silva Ribeiro

Fotos - alunos fazendo provas- Simulado


atividade 3.7- Planejamento com Hipermíidia

PLANEJAMENTO


I. IDENTIFICAÇÃO
Professora: Maria Eugênia da Silva Ribeiro
Disciplina: Português
Série: 1º ano do Ensino Médio
Escola: Estadual Carlos Hugueney
Ano: 2009.

II. TEMA: CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

III. OBJETIVOS:
3.1. OBJETIVO GERAL:
- Incentivar os alunos a conhecerem a Carta de Pero Vaz de Caminha, como sendo a “certidão de nascimento do Brasil” e uma forma de registro da visão dos portugueses diante dos primeiros habitantes do Brasil, o índio, da flora e da fauna, bem como perceber as características do povo europeu e da linguagem arcaica.


3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Conhecer o contexto histórico e o estilo de época - Quinhentismo.
- Rever as características da Escola Literária- Literatura de Informação
- Retomar alguns escritores importantes desse período.
- Pesquisar e ler a Carta de Pero Vaz de Caminha na Internet;
- Observar as variações lingüísticas que a língua sofreu ao longo do tempo por meio de alguns termos arcaicos.
- Sintetizar o texto lido e apresentar aos colegas;
- Produzir textos parodiando a Carta.

IV. CONTEÚDO:
- Literatura Informativa sobre o Brasil;
- Carta de Pero Vaz de Caminha na versão arcaica e na atual.
- Variações lingüísticas: dialetos e registros.
- Leitura e produção de textos.


V. PROCEDIMENTOS METOLÓGICOS:
- Aulas expositivas sobre a Literatura Informativa sobre o Brasil, sobre o fato histórico e sobre alguns escritores da época que registraram o fato segundo o seu estilo pessoal.
- Leitura da Carta na linguagem atual na internet;
- Leitura da Carta na linguagem arcaica na internet;
- Comparação da linguagem utilizada em épocas distintas, localizando os termos diferentes.
- Aulas expositivas sobre Variações lingüísticas;
- Leitura do texto “Antigamente” de Carlos Drummond de Andrade.
- Interpretação do texto;
- Divisão em quatro (04) grupos para que os alunos localizem na Carta, segundo o autor P. Vaz de Caminha: A visão do índio, dos portugueses, da fauna e da flora (com citações do texto original);
- Apresentação para os demais colegas e entrega de um texto escrito para o professor.
- Produção de texto: Reescritura da Carta (paródia).




VI. RECURSOS UTILIZADOS:
- lousa, pincel
- internet
- Power Point
- Data show
- Livro didático.

VII. AVALIAÇÃO:
- Os alunos serão avaliados por meio da observação no decorrer das atividades, da apresentação aos colegas (seminário) e dos textos escritos.

VIII. REFERÊNCIAS:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_informação
http://www.algosobre.com.br/literatura/quinhentismo-e-literatura-de-informacao.html
http://pt.wikisource.org/wiki/Carta_a_El_Rei_D._Manuel_(ortografia_original)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

atividade 3.6- Relato da Aula planejada: CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

PLANEJAMENTO - AULA COM A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

Desenvolvi na Escola Carlos Hugueney umas aulas, no total de oito, para desenvolver um projeto que tem como ponto de partida a Carta de Pero Vaz de Caminha, com o objetivo de incentivar os alunos a conhecerem a Carta de Pero Vaz de Caminha, como sendo a “certidão de nascimento do Brasil” e uma forma de registro da visão dos portugueses diante dos primeiros habitantes do Brasil, o índio, da flora e da fauna, bem como perceber as características do povo europeu e da linguagem arcaica.
Além disso, tive o intuito de auxiliar os alunos a conhecer o contexto histórico e o estilo de época – Quinhentismo, a reverem as características da Escola Literária- Literatura de Informação; retomarem alguns escritores importantes desse período, a pesquisarem e lerem a Carta de Pero Vaz de Caminha na Internet;
Aproveitamos a linguagem utilizada na carta para instigar o aluno a observar as variações lingüísticas que a língua sofreu ao longo do tempo por meio de alguns termos arcaicos; a sintetizar o texto lido e apresentar aos colegas e finalmente, produzir textos parodiando a Carta.
Utilizei alguns recursos didáticos, tais como lousa, pincel, internet, Power Point, Data show e livro didático.
Os procedimentos metodológicos foram seguidos de, respectivamente:
- Aulas expositivas sobre a Literatura Informativa sobre o Brasil, sobre o fato histórico e sobre alguns escritores da época que registraram o fato segundo o seu estilo pessoal.
- Leitura da Carta na linguagem atual na internet;
- Leitura da Carta na linguagem arcaica na internet, nos sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura_de_informação,http://www.algosobre.com.br/literatura/quinhentismo-e-literatura-de-informacao.html, http://pt.wikisource.org/wiki/Carta_a_;
- Comparação da linguagem utilizada em épocas distintas, localizando os termos diferentes.
- Aulas expositivas sobre Variações lingüísticas;
- Leitura do texto “Antigamente” de Carlos Drummond de Andrade.
- Interpretação do texto;
- Divisão em quatro (04) grupos para que os alunos localizem na Carta, segundo o autor P. Vaz de Caminha: A visão do índio, dos portugueses, da fauna e da flora (com citações do texto original);
- Apresentação para os demais colegas e entrega de um texto escrito para o professor.
- Produção de texto: Reescritura da Carta (paródia).
Percebi que as aulas foram produtivas e dinâmicas, uma vez que os alunos demonstraram interesse pelas aulas expositivas, pelas pesquisas e pelo conteúdo estudado. E ainda, o seminário e os textos produzidos pelos alunos foram os melhores possíveis.

Maria Eugênia da Silva Ribeiro

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Minha Vida!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009